Cepagri da Unicamp recebe novo Radar Meteorológico


Entra em operação a partir de quinta-feira (01-set) em Campinas o radar meteorológico “SOS Chuvas” que auxiliará nas previsões de alterações climáticas nos 20 municípios da Região de Metropolitana de Campinas (RMC) com pelo menos seis horas de antecedência.


O equipamento que ficará no Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp será capaz de identificar e alertar o tipo e intensidade de eventos climáticos como raios, tempestades, granizos e enchentes.


Segundo o Cepagri foram investidos R$ 3,5 milhões no novo equipamento que vêm de São José dos Campos, e será colocado em uma torre de oito metros e terá uma abrangência em um raio de 60 km.


O “SOS Chuvas” será inédito na região de Campinas, pois atualmente não existe nenhum

equipamento deste tipo em operação. Ainda de acordo com o Cepagri com esse equipamento será possível saber o que vai acontecer em uma cidade dentro das próximas seis horas e com isso ajudando muito na agricultura.


Fonte: http://www.portaldarmc.com.br/noticias-da-regiao/2016/08/cepagri-da-unicamp-recebe-novo-radar-meteorologico-que-conseguira-prever-alteracoes-climaticas-nas-cidades-da-regiao-de-campinas/


89 visualizações0 comentário

O projeto Tempo de Aprender em Clima de Ensinar foi criado pela equipe do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LAMET/UENF), com o intuito de discutir com alunos e professores de escolas públicas as diferenças entre os conceitos de “tempo” e “clima” através de avaliações e estudos das características da atmosfera.

Criatividade Coletiva