Primeira semana de 2018 com muita chuva no centro do país



por Aline Tochio


Esta primeira semana de janeiro será marcada por chuva frequente e volumosa entre o Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil.


O vento em baixos níveis da atmosfera promove o transporte constante de umidade da Amazônia para essas Regiões. Além disso, a formação de sistemas de baixa pressão em superfície e a atuação de um cavado meteorológico nos níveis médios da atmosfera potencializam o crescimento de nuvens carregadas.


A figura abaixo mostra o volume de chuva previsto entre a terça-feira (02) e o sábado (06). Os maiores volumes (entre 100 e 200 mm) são esperados para o interior de São Paulo, o centro-sul e o oeste de Minas Gerais, o estado de Goiás, o Distrito Federal e o leste de Mato Grosso.


A chuva frequente e volumosa pode provocar problemas como alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de terra. Além disso, a população também deve ficar atenta a ventos fortes e queda de raios.


Fonte: https://goo.gl/o8Gzem


27 visualizações

O projeto Tempo de Aprender em Clima de Ensinar foi criado pela equipe do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LAMET/UENF), com o intuito de discutir com alunos e professores de escolas públicas as diferenças entre os conceitos de “tempo” e “clima” através de avaliações e estudos das características da atmosfera.

Criatividade Coletiva