Aplicativo do Iapar permite monitorar clima pelo celular


O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) lançou, nesta terça-feira (05), no Show Rural, em Cascavel, um aplicativo de monitoramento do clima disponível no celular. Paralelamente lançou o atlas climático atualizado, também disponível on-line.


“A iniciativa reflete que o órgão de pesquisa do poder público está sintonizado com os desafios digitais”, disse o secretário da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, que participou do evento. Ele ressaltou que o aplicativo contém as ferramentas sobre todos os aspectos meteorológicos necessários à informação do agronegócio e que influenciam nas tomadas de decisões. Para Ortigara, o Iapar está qualificando a informação que é fundamental no planejamento dos produtores, cooperativas e assistência técnica.


PESQUISADOR - O aplicativo foi desenvolvido pelo pesquisador da área de Agrometeorologia, Pablo Nitsche, do Iapar, atento ao comportamento das pessoas em geral, e do produtor em particular, que não acessam mais os sites de informação. “Eles acham muito mais fácil ir direto no aplicativo para acessar a informação que precisam”, disse.


Com a ferramenta, o agricultor tem acesso aos registros de dados dos últimos 60 dias, das 70 estações do Iapar existentes no Estado , que permitem o monitoramento do comportamento do clima. As informações sobre previsão do tempo são fornecidas pelo Simepar, pelo mesmo aplicativo.


DECISÕES - Segundo Nitsche, a ferramenta facilita a tomada de decisão do produtor sobre semeadura, irrigação, aplicação de agroquímicos, adubação, colheita. Para isso, têm acesso a informações em tempo real sobre previsão do tempo, chuva acumulada, situação da água no solo, temperatura na região.


O aplicativo fornece sete mapas diários contendo informações sobre precipitações, de evatotranspiração, que dá a ideia aproximada da disponibilidade de água no solo e que permite fazer o manejo correto da água, principalmente em casos de irrigação.


A pesquisa sobre as informações no aplicativo também estão disponíveis por cidade, facilitando a busca.


ATLAS - Em paralelo foi lançado o Atlas Climático Atualizado, editado há 40 anos pelo Iapar. O Atlas atualizado contém informações de 1976 a 2015 em três escalas de tempo: anual, trimestral e mensal. São 188 mapas com informações disponíveis aos agricultores, técnicos e acadêmicos. O atlas está disponível no endereço eletrônico www.iapar.br.


Fonte: https://goo.gl/TPcNyU


0 visualização

O projeto Tempo de Aprender em Clima de Ensinar foi criado pela equipe do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LAMET/UENF), com o intuito de discutir com alunos e professores de escolas públicas as diferenças entre os conceitos de “tempo” e “clima” através de avaliações e estudos das características da atmosfera.

Criatividade Coletiva