FAPESP e Centro Alemão debatem o impacto das mudanças climáticas nas cidades

Por Agência FAPESP


Evento on-line analisará soluções para equilibrar o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade em ambiente urbano (imagem: divulgação)


O Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH) São Paulo e a FAPESP realizarão o evento DWIH-FAPESP On-line Talk on Cities and Climate para debater soluções aos problemas climáticos que comprometem o desenvolvimento das cidades. O encontro será no dia 19 de novembro, das 10h às 11h45.


A partir da análise de casos reais, no Brasil e na Alemanha, o seminário virtual vai avaliar como os efeitos das mudanças climáticas afetam as cidades do ponto de vista social, ambiental e econômico, destacando saídas para o desenvolvimento de cidades mais inteligentes e resilientes.


“O DWIH-FAPESP On-line Talk on Cities and Climate vai enfatizar que as cidades são causadoras e vítimas da mudança climática. Por isso, os pesquisadores estudam formas de reduzir a contribuição dos centros urbanos para o efeito estufa e de outros danos ao equilíbrio ambiental”, diz Marcio Weichert, coordenador do Centro Alemão.


"A estreita colaboração com organizações internacionais é importante para o avanço das pesquisas sobre mudanças climáticas, tema considerado estratégico para a FAPESP. Esta iniciativa conjunta DWIH-FAPESP valoriza a colaboração entre pesquisadores dos dois países e reforça esse compromisso”, afirma Euclides de Mesquita Neto, membro da coordenação adjunta para Programas Especiais e Colaborações em Pesquisa da FAPESP.


O encontro terá como palestrantes Sabine Schlacke, professora de Direito Público e Direito Ambiental na Universidade de Münster (WWU); Nico Caltabiano, gerente do projeto Klimapolis no Instituto Max Planck de Meteorologia (MPI-M), em Hamburgo; Marcos Buckeridge, diretor do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP); e Leila da Costa Ferreira, professora e representante da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) junto ao WUN Global Challenges/ Adaptating to climate change e membro do Comitê de Ciências Ambientais da agência federal de fomento Capes.


O debate será uma espécie de prévia para a nona edição do Diálogo Brasil-Alemanha de Ciência, Pesquisa e Inovação organizado anualmente pelas duas instituições, mas que, devido à pandemia de COVID-19, foi adiado para maio de 2021. Os quatro palestrantes formam o comitê científico do Diálogo.


Weichert, Jochen Hellmann, diretor do DWIH São Paulo, e Luiz Eugênio Araújo de Morais Mello, diretor científico da FAPESP, farão a abertura do evento e os debates serão mediados por Cilene Victor, jornalista especializada em temas climáticos, ambientais e humanitários e professora de Comunicação Social na Universidade Metodista de São Paulo (Umesp).


A programação está disponível no site do DWIH São Paulo e as inscrições podem ser realizadas no endereço https://bit.ly/38Bo8Ux.


14 visualizações0 comentário