Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos

INFORMATIVO

Quando aumentam as condições de chuva em SP?

20/02/2017

 

por Josélia Pegorim 
 


A massa de ar quente ainda predomina sobre o estado de São Paulo. Esta semana ainda promete calor, não tão exagerado como nos últimos dias, mas a diferença será o retorno das pancadas de chuva. A chuva ainda acontece de forma muito isolada nesta terça-feira e não há previsão para temporais.

 

SP: o mais quente e o mais seco do BR

 

A cidade de São Paulo foi o segundo local mais seco no Brasil ontem, pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia. O nível de umidade mínimo chegou aos 22%, na medição automática

 

Cidades paulistas ficaram entre as 10 mais quentes no país ontem. A mais quente foi Barra Bonita, com máxima de 37,5°C.

 

Quando aumentam as condições de chuva?

 

São Paulo, como todo o Sul e o Sudeste, tem estado sob influência de um forte sistema de alta pressão atmosférica desde o começo da semana passada. Isto tem dificultado a formação e permanência de áreas de instabilidade sobre o estado.

 

As condições para a chuva vão começar a aumentar a partir da quarta-feira, 22 de fevereiro, com o enfraquecimento do sistema de alta pressão atmosférica.

 

A maioria das áreas da capital paulista e da Grande São Paulo está praticamente sem chuva há 13 dias, desde o dia 8 de fevereiro. Pelos registros do Instituto Nacional de Meteorologia no Mirante de Santana, a última chuva acumulada foi de 38,2 mm entre os dias 6 e 7 de fevereiro.

 

No fim de semana passado, a cidade de São Paulo bateu recorde de calor e de secura do ar. Nesta segunda-feira, o nível de umidade no ar ainda chegou a valores abaixo dos 30% no começo da tarde, mas a volta da brisa marítima permitiu uma grande entrada de umidade no ar a partir das 15 horas.

 

No Campo de Marte, na zona norte da cidade, o nível de umidade às 14h era de 28% e aumentou para 62% com a entrada do vento marítimo.

 

Com quatro dias consecutivos com temperatura acima dos 33°C, a maioria da população da capital paulista já implora pela volta da chuva.

 

Tempo nos desfiles das escolas de samba

 

A chuva volta a ocorrer nas vésperas do Carnaval. Especialmente a partir da quarta-feira, 22, São Paulo vai passar vários dias sob influencia de cavados e de baixa pressão atmosférica que são circulações de vento que ajudam a formar nuvens de chuva.

 

A chance de pancadas de chuva aumenta no fim da semana, justamente quando acontecem os desfiles das escolas de samba.

 

Na sexta-feira, 24, as pancadas de chuva devem começar à tarde e se prolongam por várias horas à noite. Por isso, algumas escolas poderão sentir os transtornos causados pela chuva, mas que deve enfraquecer na madrugada do sábado.

 

A chance chover entre a noite do sábado e madrugada do domingo, 26, é ainda maior.

 

Fonte: http://www.climatempo.com.br/noticia/2017/02/20/volta-a-chover-na-grande-sao-paulo-8671

Please reload