Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos

INFORMATIVO

Possibilidade de neve no Sul do Brasil

06/06/2017

 

 


por Josélia Pegorim 

 

Uma combinação especial de vento e de temperatura pode fazer nevar no Sul do Brasil pela primeira vez em 2017

 

A primeira semana de junho de 2017 vai terminar gelada e com uma situação meteorológica especial. A entrada de uma forte massa de ar frio de origem polar sobre a Região Sul do Brasil e a passagem de uma circulação ciclônica de ventos (baixa pressão atmosférica) vão proporcionar as condições favoráveis para a ocorrência de neve.  

 

Para nevar é preciso que a atmosfera esteja bastante fria, com temperaturas abaixo de zero, em várias camadas de ar acima da superfície. Mas também é necessário que haja muita umidade para a formação das nuvens que eventualmente vão conter os cristais de neve.

 

Curiosidade

 

Quantos cristais de neve diferentes existem na natureza? Impossível responder, pois não existe um cristal igual ao outro. Existem dezenas de padrões catalogados, mas dentro destes padrões há uma infinidade de formações distintas. A formação dos cristais de neve é um dos assuntos fascinantes da meteorologia. Cada padrão se forma a uma temperatura diferente.

 

No dia 9 de junho, o ar frio de origem polar vai entrar com muita força sobre o Sul do Brasil e ao mesmo tempo, uma baixa pressão atmosférica passa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A massa de ar de origem polar esfria a atmosfera e garante a baixa temperatura. Os ventos da baixa pressão fornecem a umidade para manter a atmosfera úmida o suficiente para haver a formação das nuvens.

 

É nas serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina que poderá ocorrer a neve na sexta-feira, 9 de junho. Esses locais mais elevados, com altitudes que até passam dos 1000 metros, já são naturalmente muito frios por sua altitude e vão receber uma dose de ar frio de origem polar muito intensa. Por isso há possibilidade de nevar nestas regiões.

 

A ocorrência do fenômeno é mais provável na madrugada e na manhã de 9 de junho de 2017. Depois, a circulação ciclônica se afasta para o mar, o que vai diminuir a umidade e as condições para a formação de nuvens.

 

A neve é gelo em um formato especial que se forma dentro das nuvens e cai na superfície. A geada também é gelo, mas que se forma sobre superfícies onde a temperatura fica abaixo de zero grau. Mas a geada não cai das nuvens! No fim desta semana o Sul do Brasil pode ter geada e neve!

 

Mas além de dar condições para neve, esta massa de ar polar vai provocar muito frio no Sul, em muitas áreas do Sudeste, do Centro-Oeste e novamente o ar polar chega a Rondônia e ao Acre.

 

Fonte: https://goo.gl/p9KfOy

 

Please reload