Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos

INFORMATIVO

Cidade do Piauí é alagada com quase 160 mm de chuva em 12 h

31/10/2017

 


por Josélia Pegorim 

 

O mês de outubro de 2017 terminou com um verdadeiro dilúvio sobre a cidade de Floriano, no Piauí. Em menos de 12 horas choveu quase o dobro da média de chuva normal para todo o mês de outubro.

 

O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 152,8 mm acumulados entre 22 horas de 30 de outubro e 9 horas o dia 31 de outubro, no horário local. Esta medição foi feita pelo modo automático e representa quase o dobro da média de chuva para outubro que é de 98 mm. O mais impressionante é que quase toda a chuva caiu em 2 horas. Entre 2 e 3 horas da madrugada (hora local) choveu 47,2 mm e entre 6 e 7 horas choveu 46,8 mm. Na medição da estação meteorológica convencional o acumulado sobre Floriano foi de 148,0 mm e a foi o primeiro registro de chuva  desde meados de junho. 

 

Nas imagens de satélite é possível ver os aglomerados de nuvens carregadas que passaram sobre Floriano na madrugada e manhã de 31 de outubro de 2017. Apesar do grande quantidade de nuvens que se espalhou sobre o Piauí, outras regiões do estado tiveram pouca ou nenhuma chuva. Até por volta das 11 horas ainda não havia chovido em Teresina. A região de Oeiras acumulou cerca de 32 mm entre a meia-noite e 11 horas, segundo o CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais.

 

Chuva forte no Maranhão

 

Nuvens bastante carregadas também se espalharam sobre o Maranhão e a chuva caiu forte no último dia de outubro no centro-sul do estado. Do início da madrugada até o fim da manhã do dia 31 de outubro, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 48,0 mm em Grajaú, 30,2 mm em Barra do Corda, 14,2 mm em Imperatriz, 20 mm em Estreito e 23,0 mm em Alto Parnaíba, sendo que esta chuva caiu em apenas 1 hora.

 

Frente fria chega a Bahia

 

Mais chuva está sendo esperada para os próximos dias para áreas do interior do Maranhão, do Piauí e principalmente da Bahia. Uma frente fria chega ao sul da Bahia nesta quarta-feira e vai estimular o crescimento de mais nuvens carregadas sobre várias áreas do interior e do litoral baiano e também do Maranhão e do Piauí. O centro-sul destes dois estados e o centro-oeste e o sul da Bahia devem ser as regiões mais beneficiadas com as pancadas de chuva. Pelo menos até o sábado, 4 de novembro, várias pancadas de chuva poderão ser fortes e com raios. Confira os detalhes da previsão para o Nordeste para os próximos dias.

 

É preciso lembrar que estamos na época de voltar a chover especialmente no centro-oeste e no sul da Bahia, no centro-sul do Maranhão e do Piauí. Apesar do aumento das áreas de instabilidade, a chuva não vai se espalhar por todo o Nordeste.

 

Fonte: https://goo.gl/3WXPNs

Please reload