Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos

INFORMATIVO

Lago na China muda de cor por causa de forte calor

01/08/2018

Alta salinidade colabora para proliferação de algas. O lago salgado fica em Yuncheng, no norte da China.

 

 

O lago salgado na região de Yuncheng, no norte da China, está chamando atenção pela coloração avermelhada. O forte calor que faz na região colaborou para a mudança de cor.

 

O fenômeno é recorrente e atrai muitos turistas que vão admirar as águas coloridas que regularmente assumem tons de vermelho a verde. O trecho de 120 quilômetros quadrados de água, também conhecido como o "Mar Morto Chinês", tem 500 milhões de anos e é o lar de muitos pântanos salgados.

 

Diferenças na concentração

 

Segundo a publicação científica francesa "Science et avenir", com o verão e as temperaturas subindo, as águas se aqueceram e evaporaram, aumentando sua salinidade.

 

A salinidade é hostil à maioria das formas de vida, mas alguns microorganismos podem se proliferar nesse ambiente. Este é o caso da Dunaliella salina, uma microalga que precisa de uma alta concentração de sal para viver e, portanto, encontrada naturalmente na maior parte da água salgada do mundo.

 

Sua resistência ao sal deve-se a um pigmento chamado astaxantina, que também é encontrado nas penas dos flamingos rosados ​​ou na concha de alguns crustáceos. É ele quem é responsável por colorir a água.

 

Nas imagens, várias cores aparecem dependendo da concentração de astaxantina e, portanto, da Dunaliella salina. Cada zona compartimentada tem uma taxa de evaporação diferente com a sua própria salinidade, oferecendo assim um ambiente mais ou menos favorável para as algas.

 

Fonte: https://goo.gl/GANqBC

Please reload