INFORMATIVO

As belas (e assustadoras) cores de uma tempestade

13/05/2020

Cores exóticas no céu, tais como vermelho, verde, laranja ou violeta, indicam normalmente a presença de partículas carregadas na atmosfera

 

 

Tempestade sobre a Baviera: um incomum violeta no céu. Crédito: ESO/P. Horálek

 

Entre 18 e 20 de julho de 2017, o oeste da Alemanha sofreu uma série de tempestades intensas. Trovões e relâmpagos deram origem a um número considerável de incêndios e elevaram o nível das águas em cerca de 1,5 metro, inundando ruas e porões em toda a região.

 

Apesar de destrutivas, essas tempestades nos trazem a sua própria beleza. Em Garching bei München, local onde se encontra a sede do Observatório Europeu do Sul (ESO), o Embaixador Fotográfico do ESO Petr Horálek capturou a bela fotografia da tempestade sobre a estrada que liga Munique a Berlim reproduzida acima.

 

Curiosamente, o céu ao redor da tempestade encontra-se “pintado” de violeta. Cores do céu exóticas, tais como vermelho, verde, laranja ou violeta, indicam normalmente a presença de partículas carregadas na atmosfera, frequentemente causadas por sistemas meteorológicos ou formações de nuvens. A cor do céu também está relacionada com a temperatura dos relâmpagos, a distância a que se encontram de nós, o modo como a luz é distorcida antes de chegar aos nossos olhos e a hora do dia, uma vez que o ângulo dos raios solares que entram e refratam através das nuvens cria diferentes cores na atmosfera.

 

Uma vez que a maioria das tempestades ocorre ao final da tarde, como esta, vemos frequentemente cores vívidas aparecendo no seio das nuvens turbulentas. Violeta é a cor que se observa mais vezes e indica que a tempestade que se prepara trará muito provavelmente chuva!

 

Fonte

Please reload

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos