INFORMATIVO

Previsão do Tempo para os próximos 15 dias no Brasil

17/06/2020

- Precipitação

 

A previsão de chuva entre os dias 15 e 22 de junho de 2020 é apresentada na Figura 1. A semana deverá ter as características do outono no Brasil, com maiores acumulados de chuva previstos para o norte da Região Norte, litoral leste da Região Nordeste e no sul do Rio Grande do Sul e, sem previsão de chuva no centro do Brasil. 

 

Na Região Sul, o modelo numérico do INMET indica chuva entre 5 e 30 mm apenas no centro e sul do Rio Grande do Sul. Na Região Nordeste, previsão de chuva em praticamente todo o litoral, com acumulados variando entre 5 e 50 mm. Na Região Norte, as chuvas deverão variar entre 10 e 100 mm no Amazonas, norte do Pará, e também em Roraima e no Amapá. A semana não deverá ter chuva significativa nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, além da Região do MATOPIBA.

 

Figura 1: Previsão de chuva para 1ª semana. Fonte: INMET.

 

A Figura 2 apresenta a previsão de chuva entre os dias 23 de junho e 01 de julho de 2020. 

 

De acordo com o modelo de previsão numérica, não há previsão de chuva na região central do Brasil, incluindo a Região do MATOPIBA.

 

As chuvas deverão ficar concentradas nas regiões Sul e Norte, além do litoral Nordestino do Brasil. 

A tendência é de chuva em toda a Região Sul, porém os maiores acumulados deverão ocorrer no estado do Paraná, com valores de até 100 mm. Na Região Sudeste os acumulados de chuva poderão ficar próximos aos 20 mm em São Paulo, sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro e Espírito Santo. 

 

Na Região Centro-Oeste do Brasil as chuvas deverão ficar concentradas no sul do Mato Grosso do Sul, com acumulados de até 80 mm. As chuvas no litoral da Região Nordeste deverão variar entre 10 e 70 mm. Na Região Norte, os acumulados de chuva poderão totalizar 120 mm no noroeste do Amazonas e também em Roraima. Nas demais áreas da região, os acumulados de chuva deverão variar entre 20 e 80 mm.

 

Figura 2: Previsão de chuva para 2ª semana. Fonte: GFS.

 

- Temperatura

 

Não há previsão de chegada de massa de frio intensa no Brasil nos próximos dias e por isso, As temperaturas deverão ficar estáveis entre os dias 16 e 22 de junho.

 

 

 

 

 

 

Veja as Condições Observadas no Brasil nos últimos 15 dias e a Previsão para os próximos 15 dias no Informativo Meteorológico nº 23/2020 completo.

 

Fonte

 

 

 

 

Please reload

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos