Distúrbio Ondulatório de Leste é a causa das chuvas intensas no Recife



Rádio Jornal Postado por Rebeca Montenegro


A Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) informou que um fenômeno climático chamado Distúrbio Ondulatório de Leste é a causa das chuvas intensas das últimas horas no Recife e Região Metropolitana. A novidade foi divulgada em um boletim na tarde da última segunda-feira (10), quando a chuva tomou conta de Recife e Olinda e instaurou o caos nas cidades. O fenômeno funciona a partir do sistema de pressão atmosférica conhecido como Ondas de Leste, que surge no Oceano Atlântico, vindo da África, e chega ao Litoral do Nordeste. Ao encontrar brisas terrestres carregadas de umidade, formam-se tempestades e os ventos atingem mais de 50 km/h.


Na noite de segunda-feira (9), um casarão em ruínas localizado no número 189 desabou parcialmente na Rua da Glória, bairro da Boa Vista. Ninguém ficou ferido, mas, como medida de precaução, seis famílias que residem nas proximidades foram levadas para casas de parentes e amigos. Para evitar outros transtornos, a Rua da Glória precisou ser interditada por tempo indeterminado pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).


Diante do Clima, a rotina vai ser alterada hoje, com o cancelamento das aulas da manhã na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).


Fonte: http://radiojornal.ne10.uol.com.br/noticia/2016/05/10/disturbio-ondulatorio-de-leste-e-a-causa-das-chuvas-intensas-no-recife-46453/index.php


7 visualizações0 comentário