Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos

Tempo e Clima

Vivemos no planeta Terra, dentro da atmosfera terrestre. Mas todos nós realmente sabemos o que é a atmosfera e pra que ela serve? A nossa atmosfera é um delicado manto de ar protetor que circunda a terra, ela influencia tudo o que vemos e ouvimos e está diretamente conectada com nossas vidas. Estamos imersos no ar, assim como os peixes estão na água.

Vivendo na superfície da terra, nós estamos tão bem adaptados ao meio atmosférico que às vezes esquecemos a importância dessa substância. Com uma mistura de gases, esse ar nos protege e permite que a vida floresça. A terra sem uma atmosfera não teria lagos nem oceanos. Não haveria sons, nem nuvens, nem um lindo nascer do sol avermelhado. Seria inimaginavelmente frio à noite e desagradavelmente quente durante o dia. Todas as coisas na terra estariam à mercê de uma intensa radiação solar que atingira um planeta completamente seco.

Dentro dessa atmosfera nós temos as mudanças de tempo e clima, que podem parecer a mesma coisa, mas não são. O tempo é um estado da atmosfera em um instante e local particular, é como a atmosfera está naquele terminado momento. Um exemplo: o tempo define qual roupa eu irei vestir hoje. Para saber isso, eu posso olhar pela janela e observar se está ensolarado ou chovendo, se tem muitas nuvens ou está ventando. Ele compreende os elementos como, temperatura do ar, precipitação, pressão do ar, visibilidade, umidade, ventos e nuvens. Já o clima é definido como “tempo meteorológico médio”; é o conjunto dos elementos do tempo medidos e observados por muitos anos. O período clássico definido pela OMM (Organização Mundial de Meteorologia) é de 30 anos. Como exemplo, ele define qual tipo de roupa irei comprar para usar em determinado local. O clima em Belém é equatorial, com temperaturas elevadas e chuvas bem distribuídas ao longo do ano, se uma pessoa quiser viajar para esse lugar, deve comprar roupas que se adaptem a esse tipo de clima. Já uma pessoa que mora em Porto Alegre, precisa comprar roupas pesadas para enfrentar o inverno rigoroso e roupas leves para o verão, que é escaldante.

Conhecer e entender esses conceitos básicos nos ajuda a observar os fenômenos meteorológicos que acontecem ao nosso redor. Podemos ficar mais atentos aos lugares que conhecemos e estamos, já que tempo e clima estão sempre inseridos em nosso cotidiano. Quem não acorda já pela manhã olhando no celular a previsão do tempo?