Qual a diferença entre tornado, downburst e micro explosão?


Cidades de Santa Catarina sofreram graves danos no domingo durante a passagem de nuvens muito carregadas das áreas de instabilidade de uma frente fria. Casas foram destruídas e caminhões foram tombados. Meteorologista do Epagri-Ciram, órgão de monitoramento ambiental e meteorológico, numa primeira análise, apontaram para a ocorrência de uma micro explosão.


As nuvens cumulonimbus podem provocar chuva torrencial, granizo, descargas elétricas e também ventos muito intensos e destruidores. Uma nuvem deste tipo pode gerar tornados, downburst ou um microburst (micro explosão). Existe também macroburst.


Todos estes fenômenos são basicamente correntes de ar extremamente fortes que se desprendem da base de algumas nuvens cumulonimbus.


Fonte: http://noticias.terra.com.br/climatempo/qual-a-diferenca-entre-tornado-downburst-e-micro-explosao,098895b2fdd4e134b30fba88c6650bf479473feq.html



27 visualizações0 comentário

O projeto Tempo de Aprender em Clima de Ensinar foi criado pela equipe do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LAMET/UENF), com o intuito de discutir com alunos e professores de escolas públicas as diferenças entre os conceitos de “tempo” e “clima” através de avaliações e estudos das características da atmosfera.

Criatividade Coletiva