Cientistas associam inundações na França com mudanças climáticas



Aquecimento global duplicou probabilidade de ocorrência de chuvas fortes. Águas do Sena atingiram seu maior nível em três décadas.


As chuvas torrenciais que causaram inundações na França nas últimas semanas tinham a impressão digital inconfundível das mudanças climáticas, de acordo com uma pesquisa francesa que será submetida a uma revista científica na próxima semana.


O aquecimento global quase duplicou, nos últimos 50 anos, a probabilidade de ocorrência desse tipo de chuvas fortes de três dias que fizeram transbordar as margens dos rios Sena e Loire, segundo os pesquisadores.


A probabilidade de um evento extremo associado a precipitações aumentou, no mínimo, 40%.


"Descobrimos que podíamos associar o aquecimento global diretamente com as recentes tempestades na França que provocaram tantas inundações e destruição", disse em um comunicado Robert Vautard, cientista sênior no Laboratório para o Clima e Ciências Ambientais francês.


As águas do Sena atingiram seu maior nível em três décadas, enquanto as inundações provocaram evacuações e deixaram dezenas de milhares de pessoas sem energia elétrica nas cidades próximas a Paris.


No sul da Alemanha, as chuvas fortes também causaram inundações que arrastaram casas e carros. Pelo menos 18 pessoas morreram em quatro países europeus.


Ao contrário da França, no caso da Alemanha as evidências não eram fortes o suficiente para estabelecer um vínculo direto entre o aquecimento global e as tempestades devastadoras, de acordo com os cientistas.


Isso não significa, porém, que as mudanças climáticas não tenham desempenhado um papel importante nas chuvas na Alemanha, apenas que as observações não se alinharam tão bem com os modelos para fornecer conclusões sólidas.


Os cientistas têm lutado há anos para ligar os pontos entre as mudanças climáticas - que são medidas com mais precisão ao longo dos séculos - e eventos climáticos extremos individuais, como tempestades ou secas.


Fonte: http://g1.globo.com/natureza/noticia/2016/06/cientistas-associam-inundacoes-na-franca-com-mudancas-climaticas.html




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O projeto Tempo de Aprender em Clima de Ensinar foi criado pela equipe do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LAMET/UENF), com o intuito de discutir com alunos e professores de escolas públicas as diferenças entre os conceitos de “tempo” e “clima” através de avaliações e estudos das características da atmosfera.

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