Solstício de inverno dá início à estação, que será mais fria este ano


Brasil vai viver baixas de temperatura ausentes nos últimos dois anos, segundo Climatempo

RIO - O solstício de inverno, início oficial da estação no Hemisfério Sul, ocorre nesta segunda-feira, 20 de junho, precisamente às 19h34, pelo horário de Brasília. De acordo com o Climatempo, em 2016 o país vai viver o frio que não tivemos nos últimos dois anos.

A diferença será significativa, principalmente, em relação a 2015, quando grande parte do mundo esteve sob influência do forte fenômeno El Niño, que aquece as águas do Oceano Pacífico e causa uma elevação nas temperaturas globais. No Brasil, o El Niño bloqueou as massas de ar polar que chegariam no extremo sul do planeta.


O tempo seco, dias com sol e poucas nuvens, além de noites frias, são características do inverno na maior parte do nosso país. Com a atmosfera cada vez mais seca, segundo o Climatempo, é comum o território nacional passar vários dias consecutivos sem chuva. Áreas do Sudeste, do Centro-Oeste, do interior do Nordeste e do Tocantins podem passar semanas seguidas sem precipitações.


A porção mais ao norte da Região Norte tem chuva frequente no inverno, mas também não é tão volumosa quanto no verão. Na costa do Nordeste, a população pode lidar com dias de chuva forte por causa da passagem de frentes frias e de distúrbios ondulatórios.


As precipitações de inverno no centro-sul do Brasil são quase sempre trazidas por frentes frias, que podem vir acompanhadas de massas polares bastante fortes, a exemplo das que passaram na primeira quinzena de junho ( o outono foi particularmente frio em várias partes do país). É a passagem constante dessas massas polares que ressecam e esfriam a atmosfera no Brasil.


O solstício de inverno ocorre quando o Sol alcança a maior distância angular em relação ao plano da linha do equador, que divide o planeta em duas partes (hemisférios Norte e Sul). A data não é a mesma todos os anos, mas ocorre sempre perto do dia 22 de dezembro no Hemisfério Norte e do dia 21 de junho no Hemisfério Sul. Da mesma forma, nesta segunda-feira, o Hemisfério Norte viverá o Solstício de Verão, com o início oficial da estação mais quente do ano.


Fonte: http://oglobo.globo.com/sociedade/solsticio-de-inverno-da-inicio-estacao-que-sera-mais-fria-este-ano-19542002


6 visualizações0 comentário