Como o granizo se forma?


por Josélia Pegorim - Climatempo


Granizo são pedras de gelo que se formam em nuvens de grande extensão vertical chamadas de cumulonimbus. Estas nuvens são chamadas em Meteorologia de "nuvens frias", pois uma porção delas tem temperatura abaixo de zero e é aí que o granizo se desenvolve dentro da nuvem. As chamadas "nuvens quentes" têm temperatura acima de zero grau em toda a sua extensão, da base ao topo. Estas nuvens podem até provocar chuva forte, mas não geram raios e nem granizo. São muito comuns no litoral do Nordeste.


É dentro das enormes nuvens cumulonimbus, na parte com temperatura muitos graus abaixo de zero, que as pedras de gelo se formam. Elas caem das nuvens quando ficam pesadas e as fortes correntes ascendentes que existem dentro das nuvens cumulonimbus não conseguem mais sustentá-las no ar.



Granizos podem ter vários tamanhos ao cair no chão, mas dentro das nuvens são enormes pedras de gelo. No caminho entre a base da nuvem e o chão vão derretendo, perdendo massa, e ainda assim podem chegar à superfície com um tamanho de bolas de tênis, ou com o tamanho de um ovo.



Tempestades de granizo podem causar grandes danos materiais nos centros urbanos e nas áreas rurais e também podem danificar aviões.


Mas como o granizo se forma? O que acontece dentro da nuvem? Neste Explicando o Tempo, Maria Clara Machado mostra como as pedras de gelo se formam.


Fonte: http://www.climatempo.com.br/noticia/2016/07/12/como-o-granizo-se-forma--6200


53 visualizações0 comentário