Calorão continua em São Paulo


por Josélia Pegorim - Climatempo

A população da Grande São Paulo vai enfrentar mais três dias de calor acima do normal para esta época. Até a sexta-feira, nada de chuva e nem ventinho fresco.


A quarta-feira será mais um dia quente e com sol forte. O nível de umidade do ar à tarde pode baixar de 30%.


Mas a virada já tem data para ocorrer. A partir do sábado, com a passagem de uma frente fria, São Paulo terá nuvens, ar polar e um pouco de chuva. A temperatura começa a baixar no sábado, mas despenca de vez no domingo. Vamos sair da camiseta de mangas curtas para o cachecol de lã.


É inverno no calendário, mas a Grande São Paulo está tendo dias de temperatura muito acima da média para este mês. A madrugada desta terça-feira foi a mais quente na cidade de São Paulo em dois meses. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou uma temperatura mínima de 17,4°C, a mais elevada desde o dia 13 de maio, quando a mínima foi de 17,9°C.



Tardes quentes


As tardes começaram a ficar mais quentes desde o domingo, 10 de julho. A média normal da temperatura máxima para este mês fica em torno dos 22°C, semelhante à de junho. Estes são historicamente os meses mais frios e temperaturas em torno dos 28°C são muito acima desta média.


Foi este calor que a cidade de São Paulo teve novamente na tarde desta terça-feira 12, quando o Instituto Nacional de Meteorologia registrou uma temperatura máxima de 28,7°C, a mais elevada desde o dia 25 de abril, quando tivemos a onda de calor, e a temperatura chegou aos 30,4°C.



Qualidade do ar ruim


A semana segue quente, muito seca e poluída. Os termômetros beiram os 30°C e com a falta de chuva por mais de 30 dias, o ar ficou mais empoeirado. As pessoas que já possuem doenças respiratórias crônicas vão sentir um desconforto maior.


Às 9 horas da manhã desta terça-feira, 12 de julho, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) registrava qualidade do ar "ruim" em Parelheiros, na zona sul da capital, situação que persiste há cerca de 24 horas. Na região de Cubatão (Vila Industrial), no litoral paulista, a qualidade do ar piorou e era avaliada como "muito ruim" às 9 horas de hoje. Até ontem à noite ainda estava "ruim".


Fonte: http://www.climatempo.com.br/noticia/2016/07/11/sao-paulo-esquenta-ainda-mais-6136


3 visualizações0 comentário