Entendendo o impacto ambiental causado por painéis solares


Painéis solares geraram 256 gigawatts de eletricidade no mundo em 2015, com a sua crescente utilização em um esforço para produzir energia livre de poluição. Mas quais são os efeitos dos painéis solares sobre o microclima local? Este não era conhecido até pesquisadores da Universidade de Lancaster estudar o ambiente em um parque solar e comparar com uma área livre de painéis solares nas proximidades.


O estudo, que foi publicado na revista Environmental Research Letters, mostra que os parques solares podem esfriar a área em até 5,2º C durante o verão e até 1,7º C no inverno. A umidade também é afetada, o que pode afetar a diversidade biológica e o microclima do solo, ao ser combinada com a variação de temperatura.


“Parques solares estão aparecendo nas nossas paisagens, mas não temos certeza de como eles vão afetar o meio ambiente local”, disse a Dra. Alona Armstrong, autora do estudo, em um comunicado. “Isto é particularmente importante porque parques solares ocupam mais espaço por energia gerada do que as fontes tradicionais. Isto tem implicações no ecossistema e fornecimento de bens, por exemplo, colheitas e serviços como armazenamento de carbono no solo. Mas até este estudo nós não compreendíamos como parques de painéis solares afetam o clima e clima e o ecossistema.”


Compreender os impactos ambientais gerados por painéis solares pode garantir que tenhamos mais do que apenas energia livre de emissões. A instalação de painéis solares pode ser planejada em conjunto com culturas que precisam de sombra ou menos umidade, assim maximizando o benefício econômico e ambiental do solo.


“Este entendimento se torna ainda mais atraente quando aplicado em áreas não muito ensolaradas que podem sofrer com a escassez de água”, prosseguiu Armstrong. “A sombra sob os painéis solares pode permitir que sejam cultivadas culturas que não são capazes de sobreviver com o sol da região. Além disso, as perdas de água podem ser reduzidas e a água pode ser recolhida a partir das superfícies dos painéis solares e usada para a irrigação da terra.”


As descobertas podem fazer investimentos em painéis solares ainda mais atrativos, já que com um planejamento cuidadoso é possível fazer muito mais do que apenas produzir eletricidade.


Fonte: http://climatologiageografica.com.br/paineis-solares-impacto-ambiental/


29 visualizações0 comentário