Muita umidade e frio no RJ


por Josélia Pegorim – Climatempo


A combinação de muita nebulosidade e de ar polar deixou todo o estado do Rio de Janeiro com temperatura amena nesta terça-feira. A maior temperatura no estado, pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia, não passou dos 25°C em Campos, no Norte Fluminense. Na capital, o INMET registrou máxima de 22,6°C, na Saúde. Na madrugada, a temperatura chegou aos 10°C no Alto da Boa Vista.


As condições de muitas nuvens e ar polar vão continuar sendo observadas por todo o estado do Rio de Janeiro até a sexta-feira, o que vai manter a temperatura sempre amena. A sensação será de frio especialmente à noite e no começo da manhã.



Uma grande infiltração de umidade marítima ocorre sobre o Rio de Janeiro provocada pela circulação de uma área da baixa pressão que está sobre o oceano. A circulação de ventos nos níveis mais elevados ajuda a concentrar a umidade nas próximas 48 horas. Com o ar muito úmido, muitas nuvens baixas se formam e podem provocar chuva fraca em várias áreas do estado, incluindo o Grande Rio.


A infiltração de umidade enfraquece no fim de semana, o que vai permitir a diminuição da nebulosidade e a volta do sol forte. A temperatura sobe e as tardes serão com sensação de um pouco de calor.


Fonte: http://www.climatempo.com.br/noticia/2016/07/19/muita-umidade-de-frio-no-rj-6592


7 visualizações

O projeto Tempo de Aprender em Clima de Ensinar foi criado pela equipe do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LAMET/UENF), com o intuito de discutir com alunos e professores de escolas públicas as diferenças entre os conceitos de “tempo” e “clima” através de avaliações e estudos das características da atmosfera.

Criatividade Coletiva