Tecnologia do Google vai ajudar ONU a combater as mudanças climáticas


A ONU informou na última sexta-feira (22) que vai usar tecnologia do Google no combate às mudanças climáticas. Segundo informa a Reuters, o software Open Foris contará com imagens de satélite em alta resolução fornecidas pelo Google.


A ferramenta foi desenvolvida pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e tem como principal objetivo monitorar solos em várias partes do mundo, identificando desmatamento e usos indevidos que podem acelerar as alterações climáticas no planeta.


“Nós criamos mapas que levavam três anos [para ficarem prontos] em uma semana”, informa o diretor florestal da FAO Erik Lindquist. “Em vez de preparar dados para analisar, nós podemos gastar tempo examinando os dados para obter respostas. Nós estamos conseguindo resultados muito mais rapidamente”, complementou o executivo em entrevista após uma conferência em Roma, Itália.


Grátis para todos Um dos pontos mais interessantes do Open Foris é o fato de ele ser gratuito e poder ser utilizado por qualquer pessoa, cidadãos comuns, organizações que trabalham combatendo as mudanças climáticas ou governos de qualquer cidade, estado e país do mundo.


“Há muita incerteza rondando o total de área de florestal, quanto de floresta tem sido perdido e ganhado, como é o solo no qual a mudança ocorre e quais os efeitos das emissões de carbonos”, continua Lindquist. “Quanto mais usarmos estas ferramentas, mais teremos certeza se a situação está melhorando ou piorando”, finaliza.


Além da questão do monitoramento do solo, o software da FAO pode ser utilizado para avalizar fontes naturais de água e até mesmo ajudar a determinar a localização de campos de refugiados de acordo com a disponibilidade de lenhas para cozinhar — isto pode ser útil para direcionar missões humanitárias para estes locais.


Fonte: http://canaltech.com.br/noticia/google/tecnologia-do-google-vai-ajudar-onu-a-combater-as-mudancas-climaticas-74365/


5 visualizações0 comentário