China emite alerta por onda de calor que já causou 19 mortes


Temperatura atingiu 41° na metade sul do país. Vítimas morreram de insolação.


O serviço meteorológico nacional da China emitiu um alerta laranja, o segundo em gravidade, pela onda de calor dos últimos dias na metade sul do país, com temperaturas de até 41° em algumas áreas e que causou pelo menos 19 mortes, informou a imprensa oficial do país asiático.


De acordo com o jornal "Global Times", mais de 700 milhões de pessoas estão sendo afetadas pelo aumento do calor no sul do país, que teve início no dia 20 deste mês.


Algumas zonas mais castigadas, como a cidade oriental de Xangai, a central de Chongqing e a província de Hubei, também no centro do país, declararam o alerta vermelho, o máximo nível de emergência.


Dos 19 mortos por insolação, oito eram residentes na província oriental de Jiangsu, no norte de Xangai, e outros seis na também província de Shandong.


As temperaturas elevadas se unem a alta umidade e a falta de vento, o que forma uma combinação muito prejudicial e que segundo os meteorologistas pode durar até meados de agosto.


O calor intenso produziu um aumento da demanda de energia em muitas zonas afetadas, por isso que em províncias como Shandong houve uma limitação do uso de eletricidade em algumas indústrias, informou a agência de notícias oficial "China News".


Ao contrário da onda de calor no sul, o norte do país foi castigado nos últimos dias por temporais e inundações que causaram mais de 200 mortes em províncias como a de Henan ou a setentrional de Hebei, vizinha a Pequim.


Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/07/china-emite-alerta-por-onda-de-calor-que-ja-causou-19-mortes.html


5 visualizações0 comentário