México: Tempestade tropical Earl deixa 40 mortos


A tempestade tropical Earl provocou chuva forte nos últimos dias antes de se dissipar no México, o que ocasionou deslizamentos de terra e a morte de 40 pessoas nos Estados Puebla e Veracruz, além de deixar mais de 200 desabrigadas, conforme informado pelas autoridades locais no último domingo (07). Segundo as estações meteorológicas da OMM (Organização Mundial de Meteorologia), foram registrados cerca de 340mm de chuva durante o domingo na cidade de Manzanillo, que está localizada no oeste do país.


O fenômeno se formou sobre o Golfo do México na última quarta-feira (03) e chegou a Belize e no norte da Guatemala na última quinta-feira (04) como um furacão de categoria 1 na escala Saffir-Simpson. Porém, ele foi rebaixado como uma tempestade quando atingiu o México, com ventos que não passavam dos 118km/h.


Outra tempestade se aproxima do país


Uma nova tempestade tropical chamada Javier se formou no mesmo domingo no Oceano Pacífico, próxima à costa oeste mexicana. De acordo com os meteorologistas, ela se aproxima do país nesta segunda-feira (08) a 20km/h com ventos constantes de 85 km/h e deve causar chuva moderada sobre a faixa oeste, em algumas áreas dos Estados de Baixa Califórnia, Sinaloa, Durango, Colima e Nayarit.


De acordo com o SMN (Serviço Meteorológico Nacional), Javier não se transformará em furacão, mas tende a continuar em direção ao norte mexicano e tocar a terra no nordeste da Baixa Califórnia do Sul entre terça-feira (09) e quarta-feira (10).


Fonte: http://www.tempoagora.com.br/dia-a-dia/mexico-tempestade-tropical-earl-deixa-40-mortos/


2 visualizações0 comentário