Chuva atípica no BR em agosto


por Josélia Pegorim - Climatempo

Agosto costuma ser um dos meses mais secos no Brasil. Os eventos de chuva são raros no Sudeste, no Centro-Oeste, em grande parte do Norte e do Nordeste. Apenas o Sul tem chuva com certa frequência, mesmo assim sujeito a períodos de seca.


O tempo seco e quente predominou na primeira quinzena de agosto, mas a segunda quinzena do mês deve ter características completamente atípicas.


O deslocamento de três frentes frias do Sul para o Sudeste, uma fraca, outra moderada e a terceira forte, mudam a circulação dos ventos pelo interior do Brasil. A maior parte da chuva vai cair sobre a Região Sul, mas estas frentes frias vão ajudar a espalhar umidade sobre áreas muito quentes do Centro-Oeste favorecendo um pouco de chuva.


Estas frentes frias chegam ao Espírito Santo e ajudam a aumentar a umidade no norte de Minas Gerais. Mas o Nordeste e grande parte do Norte ainda ficam muito secos nesta segunda quinzena de agosto.


Fonte: http://www.climatempo.com.br/noticia/2016/08/15/chuva-atipica-no-br-em-agosto-8083



3 visualizações0 comentário

O projeto Tempo de Aprender em Clima de Ensinar foi criado pela equipe do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LAMET/UENF), com o intuito de discutir com alunos e professores de escolas públicas as diferenças entre os conceitos de “tempo” e “clima” através de avaliações e estudos das características da atmosfera.

Criatividade Coletiva