Pode nevar pela quarta vez no ano



por Maria Clara Machado - Climatempo Este inverno está sendo marcado por fortes ondas de frio no Sul do Brasil e nesta quarta-feira há chance de nevar novamente. Se confirmado, será o quarto evento de neve de 2016. O último aconteceu no dia 21 de agosto na serra catarinense.


Um grande ciclone extratropical se desloca ao largo da Região Sul do Brasil e seus ventos persistentes estão levando instabilidades e principalmente muita umidade para as áreas serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Ao mesmo tempo uma forte massa polar, vinda da Argentina e do Uruguai, começa a se deslocar continentalmente sobre o Sul do Brasil. Nesta quarta-feira (7), feriado de 7 de setembro, o frio aumenta por todo o Sul. O frio mais intenso é esperado para o alto da serra catarinense, onde a temperatura deve cair para a faixa de zero grau.

Essa combinação dará novamente a possibilidade da ocorrência de neve ou chuva congelada nos pontos mais altos da serra catarinense. A maior chance de ver a neve em cidades como Urubici, Urupema e São Joaquim, será entre a madrugada e o começo da manhã desta quarta-feira. “Alta umidade, frio intenso e instabilidade atmosférica vão dar a condição para a ocorrência de neve novamente. A circulação de vento de um ciclone é a responsável pelo transporte de umidade. Um cavado nos níveis médios da atmosfera (com geopotencial baixo) favorece a formação de áreas de instabilidade e, um sistema de alta pressão,oriundo da Argentina, provoca acentuada queda de temperatura", explica a meteorologista Fabiana Weykamp.

No modelo de pressão para o dia 7, a letra B representa o centro do sistema de baixa pressão, ou o ciclone extratropical, que está ao largo do Sul do país. A letra A representa o centro da alta pressão, indicando a entrada da massa polar sobre a Região.


Fonte: http://www.climatempo.com.br/noticia/2016/09/06/pode-nevar-pela-quarta-vez-no-ano-9380


5 visualizações

O projeto Tempo de Aprender em Clima de Ensinar foi criado pela equipe do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LAMET/UENF), com o intuito de discutir com alunos e professores de escolas públicas as diferenças entre os conceitos de “tempo” e “clima” através de avaliações e estudos das características da atmosfera.

Criatividade Coletiva