Ventania em MG e SP


Fortes rajadas de vento levantaram a poeira do chão em áreas secas do interior de São Paulo, Triângulo Mineiro e sul de Minas Gerais, no fim da tarde desta segunda-feira (19).


por Maria Clara Machado

Em São José do Rio Preto e Ribeirão Preto, interior de São Paulo, houve tempestade de areia. Em Varginha, no sul mineiro, os ventos alcançaram 111 km/h provocando redemoinho de poeira. O meteorologista Marcelo Pinheiro explica que é normal essa situação acontecer nesta época do ano, principalmente em áreas do interior que estão muito secas. As frentes frias chegam associadas com ventania e levantam a poeira do chão.


Muitas áreas do interior de São Paulo tiveram rajadas de vento acima dos 50 km/h na tarde desta segunda-feira. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou uma rajada de 65 km/h em Bauru e uma de 72 km/h em Ariranha. Os ventos chegaram a 55 km/h em Barra Bonita e aos 58 km/h em José Bonifácio.


Além da ventania, os temporais também retornaram ao interior de São Paulo e a Zona da Mata Mineira. Choveu forte com granizo em Barbacena por volta das 16h30.


Fonte: http://www.climatempo.com.br/noticia/2016/09/19/ventania-em-mg-e-sp-0071



22 visualizações0 comentário

O projeto Tempo de Aprender em Clima de Ensinar foi criado pela equipe do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LAMET/UENF), com o intuito de discutir com alunos e professores de escolas públicas as diferenças entre os conceitos de “tempo” e “clima” através de avaliações e estudos das características da atmosfera.

Criatividade Coletiva