Granizo danifica lavouras de café no sul de MG


por Josélia Pegorim - Climatempo


Minas Gerais foi o estado que mais sentiu o impacto da passagem de uma frente fria sobre a Região Sudeste no primeiro fim de semana da primavera. A chuva caiu forte, com muitos raios e foi motivo de alegria para muita gente, mas também deixou prejuízos por causa da ventania e do granizo.


Produtores de café da região de Boa Esperança, no Sul de Minas, começaram a semana avaliando os danos e prejuízos nas lavouras por causa da intensa chuva de granizo.


Em algumas áreas, a grande quantidade de pedras de gelo formou um tapete branco, parecendo neve.


A chuva de granizo aconteceu num momento delicado para os cafezais. Há lavouras em floração e também com formação do "chumbinho" (embrião que dará origem ao grão de café). O CaféPoint, site especializado no agronegócio do café, informou que produtoras da Mantiqueira de Minas também relataram a queda de granizo e o abortamento de flores.


As fotos a seguir foram são do engenheiro agrônomo Alysson Vilela Fagundes da Fundação Procafé de Boa Esperança.


Mais chuva


A maioria das regiões de Minas Gerais fica sem chuva nos próximos três dias. O sol aparece com mais forte na quarta e na quinta-feira. Mas novas áreas de instabilidade se espalham sobre a Região Sudeste a partir de sexta-feira e as pancadas de chuva voltam. Não dá para descartar a chance de chuva forte no fim de semana.


Fonte: http://www.climatempo.com.br/noticia/2016/09/26/granizo-danifica-lavouras-de-cafe-no-sul-de-mg-0439


17 visualizações

O projeto Tempo de Aprender em Clima de Ensinar foi criado pela equipe do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LAMET/UENF), com o intuito de discutir com alunos e professores de escolas públicas as diferenças entre os conceitos de “tempo” e “clima” através de avaliações e estudos das características da atmosfera.

Criatividade Coletiva