Rajadas de 90km/h estão previstas no litoral do Estado do RJ, diz Marinha


Fenômeno pode ocorrer nesta sexta (7). Campos e São João da Barra são apontadas como cidades com maior risco.


O Centro de Hidrografia da Marinha prevê rajadas de vento de até 90 km/h na sexta-feira (7). O alerta vale para todo o litoral do Estado do Rio de Janeiro. Segundo a Marinha, o vento sudoeste deve variar entre 30 e 35 km/h em toda a costa, desde a capital até o Norte do Estado, onde Campos dos Goytacazes e São João da Barra devem ser a cidades mais afetadas, passando pela Região dos Lagos.


O mau tempo ocorre por causa de um sistema frontal que deve ganhar força ao passar pelo continente, de acordo com os militares. No sábado (8), a previsão é de que o tempo comece a melhorar. Não há alerta de ressaca até a quarta-feira (5).


De acordo com a Marinha, o sistema frontal deve se associar com uma zona de baixa pressão no Oceano Atlântico entre a madrugada de quinta (6) e a manhã de sexta (7). Quando chega ao continente, a associação dos fenômenos gera os ventos fortes. Carapebus, São Francisco de Itabapoana, Quissamã e Macaé também devem sentir a chegada do fenômeno.


Nesta terça-feira (4), o vento nordeste deve variar entre 20 e 25 km/h na costa do Rio. Já na quarta, a direção do vento muda para o Sul e deve variar entre 10 e 15 km/h, sem rajadas, de acordo com o órgão.


Fonte: http://g1.globo.com/rj/norte-fluminense/noticia/2016/10/rajadas-de-90kmh-estao-previstas-no-litoral-do-estado-do-rj-diz-marinha.html


54 visualizações0 comentário

O projeto Tempo de Aprender em Clima de Ensinar foi criado pela equipe do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LAMET/UENF), com o intuito de discutir com alunos e professores de escolas públicas as diferenças entre os conceitos de “tempo” e “clima” através de avaliações e estudos das características da atmosfera.

Criatividade Coletiva