Tufão Songda avança ao largo do Japão


por Josélia Pegorim


Um grande tufão se desloca pelo Pacífico Noroeste e está sendo monitorado pela Agência Meteorológica do Japão, JMA, na sigla em inglês. O tufão Songda, o décimo terceiro da temporada do Pacífico Noroeste, avança sobre o oceano e por enquanto não ameaça diretamente áreas habitadas.


No boletim informativo da JMA das 15:45 UTC (12h45, em Brasília) de 11 de outubro de 2016, Songda era considerado um tufão muito forte. A pressão mínina no centro de sua baixa pressão foi estimada em 935 hPa. O tufão se deslocava na direção nordeste com velocidade de 20 km/h. Os ventos constantes de Songda foram estimados em 90 nós, cerca de 167 km/h, com rajadas de até 130 nós, aproximadamente 241 km/h.



O tufão Songda deve continuar se deslocando sobre o oceano nos próximos dias passando ao largo da costa do Japão. A passagem do tufão deixa o mar agitado na costa japonesa.

Em maio de 2011, um tufão que também recebeu o nome de Songda atingiu parte do arquipélago japonês.


Fonte: http://www.climatempo.com.br/noticia/2016/10/11/tufao-songda-avanca-ao-largo-do-japao-1275


14 visualizações

O projeto Tempo de Aprender em Clima de Ensinar foi criado pela equipe do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LAMET/UENF), com o intuito de discutir com alunos e professores de escolas públicas as diferenças entre os conceitos de “tempo” e “clima” através de avaliações e estudos das características da atmosfera.

Criatividade Coletiva