Energia eólica deve responder por 20% da eletricidade mundial até 2030


Previsão está em relatório de conselho global, divulgado pela Abeeólica. Emissões de CO2 devem ser reduzidas mais de 3,3 bi de toneladas ao ano.


Até 2030, a energia eólica poderá chegar a 2.110 GW e responder por até 20% da energia mundial, segundo estimativa do GWEC (Global Wind Energy Council), divulgado pela Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica).


A previsão é que sejam criados 2,4 milhões de novos empregos e que as emissões de CO2 sofram redução de mais de 3,3 bilhões de toneladas por ano. Também está prevista a atração de investimentos anuais da ordem de 200 bilhões de euros.


"Agora que o Acordo de Paris está entrando em vigor, os países precisam olhar com seriedade para os compromissos que assumiram em dezembro passado. O cumprimento das metas de Paris significa uma matriz livre de combustíveis fósseis antes de 2050 e a energia eólica vai desempenhar um papel importante para que possamos chegar lá", disse Steve Sawyer, secretário-geral GWEC, por meio de nota.


De acordo com Sawyer, a energia eólica é a opção mais competitiva para agregar mais capacidade à matriz elétrica em muitos mercados em crescimento, como Áfria, Ásia e América Latina.


"Mas se desejamos cumprir os acordos de Paris, isso vai significar acabar com plantas de energia de combustíveis fósseis e substitui-las por eólica, solar, hídrica, geotérmica e biomassa. Esta será a parte difícil e os governos deverão agir com muita seriedade para cumprir o que foi prometido.”


Fonte: http://g1.globo.com/economia/noticia/2016/10/energia-eolica-deve-responder-por-20-da-eletricidade-mundial-ate-2030.html


0 visualização

O projeto Tempo de Aprender em Clima de Ensinar foi criado pela equipe do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LAMET/UENF), com o intuito de discutir com alunos e professores de escolas públicas as diferenças entre os conceitos de “tempo” e “clima” através de avaliações e estudos das características da atmosfera.

Criatividade Coletiva