Instituto Nacional de Meteorologia divulga aviso de tempestade no PR


Aviso é para quarta-feira (9) e vale para várias regiões do estado; confira. Previsão é de chuvas intensas e ventos entre 61 km/h e 99 km/h.


O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou um aviso de tempestade para o Paraná na quarta-feira (9). A previsão é de chuvas intensas e ventos entre 61 km/h e 99 km/h.


Os riscos, segundo o INMET, são de queda de galhos de árvores, alagamentos, incidência de descargas elétricas e granizo – que podem causas estragos consideráveis.


O aviso vale para o litoral, para a Região Metropolitana de Curitiba e também para as regiões central, norte, oeste, sudoeste e sul do Paraná.


Algumas regiões de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul também serão atingidas pela tempestade, conforme o INMET.


Procurado pelo G1, o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) informou que a previsão para quarta é de chuva no estado, com risco de tempestade, porém, ainda não havia um aviso de situação de alerta.


O INMET passou uma série de instruções aos moradores das regiões que devem ser afetadas pela tempestade. Confira:


-Abrigue-se da chuva torrencial que poderá estar acompanhada de granizo e causar inundações. -Não se abrigue debaixo de árvores, nem em frágeis coberturas metálicas, pois há riscos de quedas. -Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia e o gás. -Coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos bem fechados e em local protegido. -Revise a resistência da sua casa, principalmente o madeiramento de apoio do telhado. -Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda (risco de queda pelo vento). -Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).


Fonte: http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2016/11/instituto-nacional-de-meteorologia-divulga-aviso-de-tempestade-no-pr.html


18 visualizações

O projeto Tempo de Aprender em Clima de Ensinar foi criado pela equipe do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LAMET/UENF), com o intuito de discutir com alunos e professores de escolas públicas as diferenças entre os conceitos de “tempo” e “clima” através de avaliações e estudos das características da atmosfera.

Criatividade Coletiva