Vala é aberta para escoar água de mangue em São João da Barra, no RJ


Abertura foi feita nesta segunda-feira (14) no Pontal de Atafona. Choveu 30 mm na cidade em 24 horas; cidade teve pontos de alamento.


A Defesa Civil municipal de São João da Barra, no Norte Fluminense, abriu uma vala no Pontal de Atafona para drenar a água da maré que adentrou um mangue na região nesta segunda-feira (14). Segundo o órgão, choveu 30mm na cidade entre 8h25 de domingo (13) e 8h25 de segunda. A cidade teve alguns pontos de alagamentos, que já foram drenados pelas galerias pluviais. Segundo a Defesa Civil, não houve registro de ocorrências graves na cidade.


"A gente abriu agora de manhã, quando a maré baixa, para conseguir escoar a água. Às 13h30, a gente vai obstruir onde tem influência com o rio para que a maré cheia não adentre a comunidade. Às 18h, vamos fazer o inverno. Abrimos novamente pra drenar a água que entrou. Nessa hora, a maré começa a baixar e a gente drena. Já à meia noite, fechamos novamente, porque de madrugada tem outra alta na maré", diz Felício Valiengo, coordenador da Defesa Civil municipal.


Segundo Felício, o mar avançou cerca de 2 metros nesta madrugada em direção à costa. A Defesa Civil informou que a maré deve ter alterações, e o mar deve ficar agitado durante o dia, mas sem alterações graves.


Mobilização preventiva

A previsão de maré alta e fortes ondas no litoral deixou em alerta a Defesa Civil de São João da Barra desde sexta-feira (11). O estado segue até o próximo dia 18. A mudança do tempo na região é devido a uma frente fria que veio de São Paulo.


O Centro de Hidrografia da Marinha e Banco Nacional de Dados Oceanográficos previu ondas de até 1,7m até o dia 18. "O vento deverá passar de norte a leste no próximo sábado e sul no domingo. Com isso foi emitida a previsão de alerta de marés altas", explicou Felício Valiengo.


Fonte: http://g1.globo.com/rj/norte-fluminense/noticia/2016/11/vala-e-aberta-para-escoar-agua-de-mangue-em-sao-joao-da-barra-no-rj.html


20 visualizações0 comentário