Como fica a chuva no BR até dezembro?


por Josélia Pegorim

A segunda quinzena de novembro começou com o grande aumento da chuva sobre o Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil. A recente passagem de uma frente fria pela Bahia provocou chuva muito volumosa em áreas da Bahia, do Maranhão e do Piauí. Esta frente fria também aumentou a chuva sobre o Pará e no Tocantins.


Mas a maioria das áreas da Região Sul está com falta de chuva neste mês. Apenas o Rio Grande do Sul teve mais eventos de chuva forte e a chuva acumulada em 20 dias de novembro já superou a média para do mês na maioria das áreas do estado.



Entre os dias 25 e 26 novembro outra frente fria chega ao sul da Bahia e renova a chuva para o sul e oeste do estado.


Até o começo de dezembro, mais três frentes frias passam pelo litoral da Região Sul, mas apenas uma delas vai favorecer a ocorrência de chuva mais abrangente.


Nos próximos 15 dias, os maiores volumes de chuva sobre o país vão cair entre o Amazonas, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.


Fonte: http://www.climatempo.com.br/noticia/2016/11/21/como-fica-a-chuva-no-br-ate-dezembro--3672


37 visualizações

O projeto Tempo de Aprender em Clima de Ensinar foi criado pela equipe do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LAMET/UENF), com o intuito de discutir com alunos e professores de escolas públicas as diferenças entre os conceitos de “tempo” e “clima” através de avaliações e estudos das características da atmosfera.

Criatividade Coletiva