Defesa Civil inicia Operação Verão 2016/2017


Objetivo é minimizar incidência de acidentes provocados por temporais durante o verão

Por Monique Gentil


O verão começa em 21 de dezembro, mas os temporais, que aumentam durante a estação, já ocorrem desde o final de novembro, e podem representar riscos principalmente nas grandes cidades. Por isso, a Defesa Civil de São Paulo que conta com a parceria da Somar Meteorologia há cerca de 18 anos, começou nesta quinta-feira (1º) a Operação Verão 2016/2017.


Segundo a meteorologista da Somar, Marina Vieira, que trabalha junto à Defesa Civil, os procedimentos realizados pelo órgão consistem em monitorar áreas do Estado de São Paulo, onde possam ocorrer problemas como alagamentos e deslizamentos. “Quando a chuva atinge um volume que representa risco, agentes são enviados ao local a fim de achar a solução temporária mais viável”.


A profissional ressalta que a intenção da operação, é de salvar o maior número de vidas possível até seu término, em 31 de março. “Quando nada pode ser feito para impedir o dano material, a prioridade é ir até os locais mais suscetíveis a desastres causados pelos temporais para tentar tirar as pessoas antes que eles aconteçam, o foco é a preservação da vida humana”, afirma Vieira.


Expectativa para o verão 2016/17


De acordo com a Somar Meteorologia, o verão de 2016/17 deve ser marcado por uma diminuição na frequência de chuvas na região Sul, enquanto no Sudeste e Centro-Oeste, os períodos chuvosos ocorrem com intervalos maiores, mas com grandes volumes.


“A expectativa é de que o verão tenha menos ocorrências de deslizamentos e alagamentos comparado ao último ano, uma vez que o solo não se mantém úmido por muito tempo, no entanto, existe uma preocupação com os períodos de chuva, pois a previsão é de temporais esporádicos, porém intensos”. Comenta Vieira.


Fonte: http://www.tempoagora.com.br/dia-a-dia/defesa-civil-inicia-operacao-verao-20162017/


2 visualizações0 comentário