Frio atípico no Sul


por Angela Ruiz

Nas vésperas do verão, uma massa polar forte promete derrubar a temperatura no centro-sul do Brasil. É um ar polar forte e os ventos deste sistema vão conseguir que um pouco deste ar frio penetre no interior do país. Falar de frio nesta época do ano é até um pouco de exagero, mas muitas áreas vão sentir um refresco deste calorão dos últimos dias. Porém, áreas da Região Sul e do Sudeste é que irão sentir um certo friozinho, principalmente à noite e ao amanhecer dos próximos dias. As tardes serão menos quentes do que poderiam ser nesta época.


Nas vésperas do solstício de verão o número de horas de sol aumenta sobre o Brasil. No solstício de verão no hemisfério sul, os raios solares incidem perpendicularmente a Terra na linha do Trópico de Capricórnio. A nova estação "verão" começa dia 21 de Dezembro às 08h44min minutos, horário de Brasília.


No Rio Grande do Sul, em particular, é a região quem tem o maior número de horas de sol. Quanto mais para o sul, maior o número de horas de sol. No sul da Argentina, por exemplo, nesta época, praticamente não tem noite, comenta a meteorologista da Climatempo, Josélia Pegorim.


O amanhecer desta quarta-feira (14) será de temperatura baixa para esta época do ano no Sul do país, com a presença desta forte massa de ar polar. Os termômetros podem registrar mínimas abaixo de 15°C em diversas localidades gaúchas. Apesar, deste friozinho atípico, o predomínio será de sol na maior parte da Região. Em Rio Grande, chove somente pela manhã e no leste de Santa Catarina e do Paraná chove fraco ao longo do dia sem risco para temporais.

Fonte: http://www.climatempo.com.br/noticia/2016/12/13/frio-atipico-no-sul-4793


23 visualizações0 comentário