ZCIT influencia no Norte e no Nordeste


por Josélia Pegorim

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) ganhou força novamente na costa norte do Brasil trazendo nuvens mais carregadas para o Amapá, Pará, Maranhão, Piauí e Ceará. Nas imagens de satélite esta nebulosidade aparece como manchas azuladas entre o Amapá e o Ceará.


As áreas de instabilidade da ZCIT provocavam fortes pancadas de chuva nesta segunda-feira na região de Soure, na ilha de Marajó, Cametá, Bragança e Belém, no litoral do Pará e também em Turiaçu, no litoral do Maranhão.


Até o fim da semana, a ZCIT deve permanecer bastante ativa e provoca mais chuva no Amapá, no norte do Pará e entre o Maranhão e o Rio Grande do Norte. Pode chover fortecom raios e rajadas de vento. As capitais destes estados também ficam sujeitas a chuva moderada a forte no decorrer da semana.


O mapa mostra a estimativa do volume de chuva que poderá ser acumulado nos próximos 5 dias sobre o norte da Região Norte e o Nordeste


ZCIT é um dos principais sistemas meteorológicos que atuam sobre o Brasil durante os meses de verão e parte do outono.


A ZCIT é responsável pela maior parte da chuva anual que ocorrer na porção norte daRegião Norte do Brasil que abrange Roraima, o Amapá, o norte do Pará e do Amazonas e também do norte do Nordeste, região entre o Maranhão e Rio Grande do Norte.


Fonte: http://www.climatempo.com.br/noticia/2017/01/02/zcit-influencia-no-norte-e-no-nordeste-5901



238 visualizações0 comentário