Quando o calorão vai acabar?


por Josélia Pegorim

A diminuição da chuva e da nebulosidade sobre o centro-sul do Brasil provocada pelo fortalecimento da Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS), na última semana da primavera, fez com que o calor aumentasse muito especialmente nos estados do Sul e do Sudeste, mas também no Centro-Oeste.


Fazer calor nesta época do ano é normal, mas as temperaturas dispararam com a redução da chuva e da nebulosidade alcançando marcas acima do normal para dezembro. O mês de janeiro de 2017 também começou com calor intenso.


Na cidade de São Paulo, a média da temperatura máxima entre os dias 26 de dezembro de 2016 e 2 de janeiro de 2017 foi de 32,5°C. No Rio de Janeiro, a menor temperatura máxima desde o dia 26 de dezembro do ano passado foi de 34,6°C, em 29 de dezembro de 2016.


Com ar muito quente e numa situação pré-frontal, a temperatura máxima em Florianópolis bateu em 38°C no dia 27 de dezembro.


Mas este calorão está chegando ao fim. O enfraquecimento da ASAS já está sendo esperado para o fim da primeira quinzena de janeiro. Confira o comentário da meteorologista Josélia Pegorim.


Fonte: http://www.climatempo.com.br/noticia/2017/01/03/quando-o-calorao-vai-acabar--5938





49 visualizações

O projeto Tempo de Aprender em Clima de Ensinar foi criado pela equipe do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LAMET/UENF), com o intuito de discutir com alunos e professores de escolas públicas as diferenças entre os conceitos de “tempo” e “clima” através de avaliações e estudos das características da atmosfera.

Criatividade Coletiva