A rara e espetacular 'nuvem ondulatória' fotografada nos céus da Austrália


Foto foi tirada durante voo de Perth a Adelaide e viralizou depois de ser compartilhada por companhia aérea no Facebook.



São nuvens, mas não como as que costumamos ver no céu.


Ilya Katsman, uma jovem de 22 anos, tirou a foto acima a partir da janela do avião no qual viajava de Perth a Adelaide, na Austrália.


Segundo Neil Bennett, da Oficina de Meteorologia da Austrália, possivelmente trata-se de uma "nuvem ondulatória".


"É como jogar uma pedra em um lago. O ar sobe e desce em um movimento ondular", diz Bennett.


"Onde [o ar] sobe, você vê a nuvem, e onde desce, vê-se as linhas limpas".


Segundo especialistas, trata-se de uma onda ondulatória


Katsman diz ter pensado de início que era um tipo raro de nuvem conhecida como "morning glory", um fenômeno típico do norte da Austrália.


"É uma nuvem impressionante", disse ela à BBC. "Mas é raro vê-la tão a sul".


As fotos de Katsman viralizaram depois que foram compartilhadas na página de uma companhia aérea no Facebook, para o deleite de meteorologistas e aficionados.


Fonte: http://g1.globo.com/natureza/noticia/a-rara-e-espetacular-nuvem-ondulatoria-fotografada-nos-ceus-da-australia.ghtml


36 visualizações

O projeto Tempo de Aprender em Clima de Ensinar foi criado pela equipe do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LAMET/UENF), com o intuito de discutir com alunos e professores de escolas públicas as diferenças entre os conceitos de “tempo” e “clima” através de avaliações e estudos das características da atmosfera.

Criatividade Coletiva