Tempestade em Santos Dumont (MG)


por Josélia Pegorim

Os temporais se espalharam sobre o centro-norte e leste de Minas Gerais nos primeiros dias de fevereiro de 2017. As tempestades estão sendo fortes deixando grandes volumes acumulados em pouco tempo.


Foi o que ocorreu em Santos Dumont na noite do dia 6 de fevereiro. Em apenas 1 hora de chuva, entre 19h50 e 20h50, o CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais - registrou 80,4 mm. É um volume de chuva extremamente elevado para um período de tempo tão curto e não costuma ser observado com frequente.


Em 4 dias, já choveu mais de 100 mm em várias áreas do centro, norte e leste de Minas Gerais. A chuva tem caído forte sobre a Grande Belo Horizonte e sobre a Zona da Mata Mineira.


Confira alguns acumulados em 96 horas, de acordo com o CEMADEN.


Mais chuva


A chuva não vai parar agora. Pelo menos até o fim desta semana, a circulação dos ventos sobre o Brasil vai manter a concentração umidade sobre o centro, norte e o leste de Minas Gerais. Assim, as nuvens carregadas vão continuar se formando e as pancadas de chuva serão frequentes.


Fonte: http://www.climatempo.com.br/noticia/2017/02/06/tempestade-em-santos-dumont-mg--7862


0 visualização

O projeto Tempo de Aprender em Clima de Ensinar foi criado pela equipe do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LAMET/UENF), com o intuito de discutir com alunos e professores de escolas públicas as diferenças entre os conceitos de “tempo” e “clima” através de avaliações e estudos das características da atmosfera.

Criatividade Coletiva