Estranha nuvem esférica é fotografada nos céus do Japão



Climatologia Geográfica


Fotos bizarras viralizadas na semana passada mostram o que parece ser uma estranha nuvem esférica no céu de Fujisawa, ao sul de Tóquio, no Japão. De acordo com relatos do fotógrafo, a nuvem começou a perder seu formato logo que a fotografia foi tirada, e então rapidamente começou a se desfazer no céu, como se nunca houvesse existido.


“Quando eu olhei pela janela do carro eu vi uma nuvem no formato de uma bola. Eu a observei por um tempo e então corri para tirar essa fotografia”, disse o usuário do Twitter @pmxpvrtmx (Poppy), em entrevista à Rocket News 24, do Japão. “Quando eu vi a nuvem ela estava em um formato ainda mais esférico, então eu me arrependi de não ter tirado a foto ainda mais rapidamente”, disse.


Ainda que as fotografias não tenham sido verificadas em relação à sua veracidade, essa não é a primeira vez que uma nuvem parecida com essa foi vista nos últimos anos. As imagens, capturadas pelo usuário do Twitter @NicoSpqy9ba9 (Nico) em 2015, mostram um fenômeno semelhante em algum outro lugar no Japão.


Mas do que se trata esse fenômeno?


Alguns sugerem que a nuvem esférica de Fujisawa seja na verdade uma ‘nuvem rolo’ – um tipo raro de formação de nuvens, que normalmente está associada a tempestades. Mas as nuvens rolo são cilíndricas, e não redondas, então talvez a nossa nuvem circular seja alguma outra coisa.


Outro residente de Fujisawa diz ter fotografado a esfera de outro ponto da cidade, e como você pode ver, ela não parece tão circular de outra perspectiva – ou talvez no momento da foto já estivesse mais dispersa.


“Enquanto eu não tiver como verificar a origem dessa imagem, ou se essas duas fotografias são da mesma nuvem, parece que ela era esférica apenas para quem a observa de uma direção específica”, disse Todd Lane, da Universidade de Melbourne. “Isso é, o fotógrafo teve sorte de estar no local certo para capturar uma imagem interessante do que parece realmente ser uma nuvem interessante”.


Para Todd, a nuvem se parece com uma “cumulus fractus” – termo usado para definir nuvens pequenas e fragmentárias, normalmente formadas em ambientes nublados -.


Fonte: http://www.climatologiageografica.com.br/estranha-nuvem-esferica-e-fotografa-nos-ceus-do-japao/



292 visualizações0 comentário

O projeto Tempo de Aprender em Clima de Ensinar foi criado pela equipe do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LAMET/UENF), com o intuito de discutir com alunos e professores de escolas públicas as diferenças entre os conceitos de “tempo” e “clima” através de avaliações e estudos das características da atmosfera.

Criatividade Coletiva