Cristal transforma calor, luz e pressão em energia — tudo ao mesmo tempo




O KBNNO faz parte da família Peroskvita, que já produz outros tipos poderosos de cristais


Cientistas da Universidade de Oulu, na Finlândia, encontraram um novo tipo de cristal capaz de transformar calor, luz e diferenças de pressão em energia pura, tudo ao mesmo tempo. O material, chamado de KBNNO, pode representar um modo alternativo de carregar aparelhos elétricos, sem depender unicamente de uma fonte energética.


O cristal faz parte da família Peroskvita. Os minérios desse tipo são especialmente raros e geralmente são capazes de produzir energia utilizando apenas uma ou duas fontes específicas. Alguns conseguem fazer isso a partir de raios solares, outros de temperatura e alguns de movimento, porém ficam restritos ás suas especialidades.


Antes da pesquisa, publicada no periódico Applied Physics Letter, o KBNNO era estudado simplesmente como peroskvita fotovoltáico — termo dado aos materias conversores de luz solar. Os finlandeses resolveram fazer algo inédito: testaram as reações do material aos três modos de produção de energia ao mesmo tempo.


A transformação em energia no novo cristal ocorre quando suas moléculas polares são estimuladas por algum fator físico e acabam se desalinhando. Com isso, uma corrente elétrica se forma. Apesar da variedade de formas, os cientistas concluíram que a produção feita pelo KBNNO não é tão eficaz quanto a dos Peroskvitas especializados.


Eles pretendem, porém, avançar nos estudos e estão otimistas com a possibilidade de alterar a composição do material com o objetivo de melhorar a potência de transformação para cada fonte. Os pesquisadores acreditam que se encontrarem a forma de material ideal, poderão produzir um protótipo de equipamento para coletar eletricidade do cristal. A expectativa é tê-lo pronto ano que vem para que a comercialização comece logo em seguida.


O invento pode significar novas formas de adquirir energia sustentável, além de diminuir consideravelmente a quantidade de vezes necessárias para carregar os aparelhos.


Fonte: http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2017/02/cristal-transforma-calor-luz-e-pressao-em-energia-tudo-ao-mesmo-tempo.html


71 visualizações0 comentário

O projeto Tempo de Aprender em Clima de Ensinar foi criado pela equipe do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LAMET/UENF), com o intuito de discutir com alunos e professores de escolas públicas as diferenças entre os conceitos de “tempo” e “clima” através de avaliações e estudos das características da atmosfera.

Criatividade Coletiva