Time-lapse reúne seis anos de capturas de tempestades


São centenas de tempestades registradas e agora condensadas em uma única peça de vídeo.



Não é só as crianças e os animais que temem as grandes tempestades. Há momentos que as chuvas podem ser tão intensas que podem deixar apreensivos até os adultos mais corajosos. Por outro lado, o fenômeno das tempestades, com seus trovões e relâmpagos, criam belas imagens no céu que, nem sempre, é apreciado como deveria. Um dos apaixonados pela força da natureza é o fotógrafo Chad Cowan, que já registra cliques há mais de meia década.


Todas as capturas foram reunidas e editadas, dando forma ao filme de curta-metragem Fractal. São centenas de tempestades agora condensadas em uma única peça de vídeo. É interessante observar desde os momentos de céu mais fechado até a volta do sol e da paisagem tranquila – como já diz a frase famosa: depois da tempestade vem a calmaria.


“As tempestades são uma manifestação da tentativa da natureza em corrigir um desequilíbrio extremo. O esforço sempre em curso para chegar ao equilíbrio, ou a entropia, é o que impulsiona todo o tempo e a força com a qual a atmosfera tenta corrigir esse desequilíbrio é proporcional. Em outras palavras, quanto mais extremo o desequilíbrio, mais extrema é a tempestade”, afirma o fotógrafo.


O trabalho é resultado de um esforço incansável em documentar as tempestades da maneira mais real possível. No início, era apenas um hobby pessoal, mas logo o projeto tomou formas maiores e Cowan ficou obcecado por não perder um momento sequer. Há seis anos ele partiu de casa no Kansas e tem registrado imagens em todas as partes dos Estados Unidos. Confira no link: https://goo.gl/KGudqN


Fonte: https://goo.gl/1lH5CJ


44 visualizações

O projeto Tempo de Aprender em Clima de Ensinar foi criado pela equipe do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LAMET/UENF), com o intuito de discutir com alunos e professores de escolas públicas as diferenças entre os conceitos de “tempo” e “clima” através de avaliações e estudos das características da atmosfera.

Criatividade Coletiva