Sul do BR voltou a registrar frio abaixo de zero


por Josélia Pegorim


A cidade de Bom Jardim da Serra, na parte mais elevada da serra de Santa Catarina voltou a registrar temperatura negativa na madrugada desta terça-feira, 27 de junho. O Epagri-Ciram* mediu 0,6°C abaixo de zero num local que está a 1220 metros de altitude. Esta temperatura ocorreu à meia-noite.


Frio de subsidência


Como já havia ocorrido ontem, a baixa temperatura não foi provocada pela entrada de uma nova massa de ar polar intensa sobre a Região Sul. O resfriamento foi mais acentuado por causa do efeito de subsidência provocado por um forte sistema de alta pressão atmosférica que ainda atua sobre o Sul do Brasil. Muitas nuvens passaram sobre Bom Jardim da Serra na tarde de ontem, mas a nebulosidade diminuiu à noite, o que facilitou a perda de calor.


No dia 26 de junho, Bom Jardim da Serra registrou 5,7°C abaixo de zero, a menor temperatura no Brasil em 2017 até agora.


Ranking do frio abaixo de zero no Brasil


Com a temperatura negativa desta terça-feira, 27 de junho em Bom Jardim da Serra, este foi o décimo quarto dia de temperatura abaixo de zero no Brasil na temporada de outono/inverno de 2017. A próxima massa polar forte sobre a Região Sul está prevista para os primeiros dias de julho.


Confira como está o Ranking do Frio Abaixo de Zero no Brasil em 2017


O termômetro do Ranking do Frio no Brasil 2017 só marca temperaturas abaixo de zero. Quanto mais frio, mais negativo, mais para baixo. As temperaturas negativas ficam do lado direito do termômetro, no meio a data e do lado esquerdo, a quantidade de locais que registraram temperaturas abaixo de zero. A temperatura que aparece ao lado de cada dia é o menor valor observado neste dia. São consideradas as medições feitas pelo INMET* e pelo EPAGRI/CIRAM*, que podem ser facilmente verificadas por qualquer pessoa que tenha acesso a internet.

Este termômetro será atualizado sempre que ocorrer alguma temperatura abaixo de zero medida por estas instituições.


*EPAGRI - Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina/ CIRAM - Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina

INMET - Instituto Nacional de Meteorologia


Fonte: https://goo.gl/416VAi


33 visualizações

O projeto Tempo de Aprender em Clima de Ensinar foi criado pela equipe do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LAMET/UENF), com o intuito de discutir com alunos e professores de escolas públicas as diferenças entre os conceitos de “tempo” e “clima” através de avaliações e estudos das características da atmosfera.

Criatividade Coletiva