Tempo afeta trigo e pãozinho pode ficar mais caro


por Redação


A produção agrícola depende, e muito, dos fatores climáticos. Calor ou frio em excesso, e até mesmo chuva fora de época podem prejudicar a produção de algumas culturas. E, é exatamente isso que está ocorrendo com a produção de trigo no Sul do Brasil, especialmente sobre as áreas do oeste do Paraná, onde as adversidades do tempo devem afetar a produção. Com menos matéria prima disponível, o preço do tradicional pão francês também deve subir ao longo dos próximos meses.


O agrometeorologista Marco Antônio do Santos diz que as áreas produtoras de trigo no oeste do Paraná sofreram nesta safra. "A produção de trigo está muito ruim no oeste do Paraná, por conta dos baixos volumes de chuva na região."


Marco Antônio ainda completa, "O Paraná tem 30% do trigo já em fase de florescimento e enchimento de grãos, onde são extremamente suscetíveis ao déficit hídrico".


Tendência


A tendência ao longo da próxima quinzena não é nada animadora, as áreas do oeste do Paraná, assim como grande parte do Sul, não têm previsão para volumes de chuva equivalentes à chamada chuva agrícola, que é aquela superior aos 10mm, volume que realmente faz diferença para o produtor.


Fonte: https://goo.gl/gzq1yJ



24 visualizações

O projeto Tempo de Aprender em Clima de Ensinar foi criado pela equipe do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LAMET/UENF), com o intuito de discutir com alunos e professores de escolas públicas as diferenças entre os conceitos de “tempo” e “clima” através de avaliações e estudos das características da atmosfera.

Criatividade Coletiva