Aumento de nitrogênio vai afetar vida e qualidade das águas, diz estudo


Mudanças climáticas devem elevar níveis de nitrogênio em todos os cenários nos Estados Unidos; fenômeno ‘dissolve’ oxigênio nas águas.


O aumento no fluxo de chuvas induzido por mudanças climáticas irá afetar a qualidade e a vida das águas no planeta, alerta artigo publicado nesta sexta-feira (28) na “Science”. Isso ocorrerá porque a precipitação aumenta a poluição por nitrogênio nas águas, avalia o estudo.


O nitrogênio é o nutriente que mais agrava a eutrofização: quando excesso de compostos na água ‘dissolve’ o oxigênio -- o que leva à morte de peixes, algas e, no limite, afeta toda a teia alimentar.


No estudo, pesquisadores analisaram 21 modelos climáticos diferentes em dois períodos de tempo (2031-2060 e 2071-2100) e verificaram que, nos Estados Unidos, haverá aumento nos níveis de nitrogênio no período em todos os cenários – inclusive naqueles em que esforços forem feitos para amenizar os efeitos de mudanças climáticas.


O mesmo cenário, preveem os autores, deve ocorrer na Índia e no leste da China, regiões que devem registrar aumento expressivo de precipitação nos próximos anos.


Fonte: https://goo.gl/97Cwb8


14 visualizações

O projeto Tempo de Aprender em Clima de Ensinar foi criado pela equipe do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LAMET/UENF), com o intuito de discutir com alunos e professores de escolas públicas as diferenças entre os conceitos de “tempo” e “clima” através de avaliações e estudos das características da atmosfera.

Criatividade Coletiva