Goiânia e Brasília contam mais de 100 dias sem chuva


Calor e tempo seco ainda predominam no Centro-Oeste até a próxima semana


Por Monique Gentil


O inverno de 2017 foi marcado por uma estiagem severa em grande parte da região Centro-Oeste. Segundo dados do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), a cidade de Goiânia é a segunda capital do país com mais dias sem chuva, com um período seco que já dura 106 dias, atrás de Palmas, que conta com 114 dias de tempo seco, e seguida de Brasília, com 105 dias sem chuva.


De acordo com a Somar Meteorologia, pelo menos duas frentes frias devem passar pelo país entre o feriado e o início da próxima semana, mas a atuação de um bloqueio atmosférico impede que os sistemas tragam chuva para a região e o tempo continua firme nos três Estados.


O calor aumenta e as temperaturas chegam perto dos 40ºC no oeste do Mato Grosso e norte do Mato Grosso do Sul, enquanto em Goiás e Distrito Federal as máximas ficam em torno dos 35ºC.


Sem previsão de chuva até a próxima semana, a umidade relativa do ar despenca. Pelo menos três cidades do Estado goiano ficaram em estado de emergência ou alerta nesta segunda-feira (04), com índice de umidade do ar entre 11% e 13% em Monte Alegre de Goiás, cidade de Goiás e Aragarças.


Fonte: https://goo.gl/6fU81M


71 visualizações

O projeto Tempo de Aprender em Clima de Ensinar foi criado pela equipe do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LAMET/UENF), com o intuito de discutir com alunos e professores de escolas públicas as diferenças entre os conceitos de “tempo” e “clima” através de avaliações e estudos das características da atmosfera.

Criatividade Coletiva