Mais calor no Rio de Janeiro nos últimos dias do inverno


por Maria Clara Machado


Os últimos dias do inverno serão marcados por mais calor no estado do Rio de Janeiro. A presença de uma massa de ar seco sobre a região mantém o tempo firme e a chuva só deve retornar após a entrada da primavera. A nova estação começa oficialmente dia 22, sexta-feira, às 17h02, pelo horário de Brasília.


Setembro quente


Setembro de 2017 está quente no Rio de Janeiro até com temperaturas um pouco acima da média para o mês. Já foram 11 dias com temperatura máxima acima dos 30°C. A média da temperatura máxima no Rio em setembro é de 28,6°C.


Na última sexta-feira (15), a capital registrou a tarde mais quente do inverno, com máxima de 38,6°C pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Uma diferença de 10°C para a média do mês.


Nesta quarta-feira (20), o sol brilha forte por várias horas facilitando novamente a elevação nas temperaturas e máxima deve ficar em torno dos 32°C. A temperatura também chegou aos 32°C na base aérea de Santa Cruz nesta terça-feira (19).


Estamos nos aproximando da primavera e é normal que aconteça a elevação nas temperaturas. "Além disso, não tivemos a entrada de massas polares no estado do Rio de Janeiro este mês", explica a meteorologista Josélia Pegorim.

Quando pode chover?


A cidade do Rio de Janeiro não vê chuva volumosa há 19 dias. No dia primeiro de setembro a chuva que caiu na capital acumulou 22 mm na estação da Praça Mauá pelo INMET. Apenas alguns chuviscos ocorreram na primeira semana do mês e há pelo menos 13 dias, o Rio não vê nenhuma gota de chuva.


O total acumulado de chuva em 19 dias está em 23,2 mm e a média de setembro é de 66,5 mm.


Uma nova frente fria está prevista para avançar pelo litoral da Região Sul em direção ao Sudeste no próximo sábado (23) e a chance de chuva aumenta sobre o sul do Rio de Janeiro no domingo (24). Os meteorologistas falam na volta da chuva para o Grande Rio antes do final do mês.


Fonte: https://goo.gl/3ZWRx7


14 visualizações0 comentário

O projeto Tempo de Aprender em Clima de Ensinar foi criado pela equipe do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LAMET/UENF), com o intuito de discutir com alunos e professores de escolas públicas as diferenças entre os conceitos de “tempo” e “clima” através de avaliações e estudos das características da atmosfera.

Criatividade Coletiva