Cubatão cai no ranking dos maiores emissores de gás carbônico do Estado


Cidade era responsável por 3,8% das emissões em todo o Estado e, agora, contribui com 1,1%.


A cidade de Cubatão (SP) caiu do 3º para 12º lugar entre as cidades do Estado de São Paulo que mais emitem gás carbônico (CO2). Em 2015, a cidade era responsável por 3,8% das emissões em todo o Estado e, agora, contribui com 1,1%. Os dados são do Anuário de Energéticos por Município da Companhia Energética do Estado de São Paulo (CETESB), divulgado no fim de semana e referente a 2016.


Cubatão foi considerado o grande destaque paulista este ano em redução de emissão de CO2. Os destaques negativos foram Campinas, Paulínia e Piracicaba, que subiram uma posição cada com relação ao ano passado. As 15 primeiras cidades do ranking respondem juntas a 45% das emissões de CO2 entre os 645 municípios do Estado. Em 2015, elas contribuíam com 48,6%.


O levantamento é feito com base nas recomendações da Cetesb e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente. São descartadas emissões com base na queima de combustíveis renováveis, como bagaço, lenha, carvão vegetal, entre outros, e levam-se em conta: gás natural (do qual Cubatão é o quarto maior consumidor no Estado), gasolina automotiva e de aviação, óleo diesel, óleo combustível, querosene de iluminação e de aviação, gás liquefeito de petróleo (GLP), coque de petróleo e asfalto.


De acordo com a Cetesb em Cubatão, entre as causas da redução de emissão de CO2 em Cubatão está o cumprimento, por parte das indústrias, das exigências da Secretaria de Meio Ambiente com relação ao controle de efluentes. Ele não descarta, também, o fato de a redução da atividade industrial na região ter contribuído para redução das emissões.


O dióxido de carbono (CO2), também conhecido como gás carbônico, é essencial à vida por ser um dos compostos principais para a fotossíntese, mas em altas concentrações, pode contribuir para aumento do efeito estufa e, em consequência, do aquecimento global.


Confira o ranking da Cetesb:


1. São Paulo (17,9%)

2. Guarulhos (8,8%)

3. Campinas (2,9%)

4. Araraquara (2,2%)

5. Paulínia (1,8%)

6. Santo André (1,4)

7. São Bernardo do Campo (1,3%)

8. São José dos Campos (1,3%)

9. Ribeirão Preto ( 1,3%)

10. Sorocaba (1,2%)

11. Jacareí (1,2%)

12. Cubatão ( 1,1%)

13. Piracicaba (1,1%)

14. Jundiaí ( 1,1%)

15. Itatiba (1,1%)


Fonte: https://goo.gl/SCHgPp


30 visualizações0 comentário