Mudanças climáticas são tema de obra que vence o Prêmio Jabuti


Espiral da Morte vence o prêmio literário mais importante do Brasil


O tema mudança climática venceu o Prêmio Jabuti na categoria Ciências da Natureza, Meio Ambiente e Matemática.


O agraciado foi o livro “A Espiral da Morte – Como a humanidade alterou a máquina do clima” (Companhia das Letras, 2016), do coordenador de Comunicação do OC, Claudio Angelo , que conta a história do aquecimento global a partir das transformações críticas sofridas pelo Ártico e pela Antártida.


O livro é resultado de um trabalho que incluiu viagens aos polos, conversas com dezenas de cientistas, políticos, ambientalistas e até caçadores de ursos polares. Os relatos conectam o que só se ouvia da boca de especialistas a transformações reais e perigosas já vistas no nosso tempo.


A obra também apresenta as implicações sociais, geopolíticas, econômicas e culturais das mudanças climáticas e faz um exercício de sobrevivência às consequências nefastas do aquecimento global.


O mais importante prêmio literário do Brasil é também é de todos que lutam pela ação climática e pelo Meio Ambiente. Leia um trecho: https://www.companhiadasletras.com.br/trechos/13749.pdf


(LUCIANA VICÁRIA)


Fonte: https://goo.gl/u6LK2H


23 visualizações

O projeto Tempo de Aprender em Clima de Ensinar foi criado pela equipe do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LAMET/UENF), com o intuito de discutir com alunos e professores de escolas públicas as diferenças entre os conceitos de “tempo” e “clima” através de avaliações e estudos das características da atmosfera.

Criatividade Coletiva