Chuva causa estragos em cidades da região central e dos Campos Gerais do Paraná


Teve chuva de granizo em Irati e em Pinhão na tarde desta terça-feira (21).


A chuva da tarde desta terça-feira (21) causou estragos em cidades da região central e dos Campos Gerais do Paraná.


Irati e Pinhão


Moradores de Irati, na região central, registraram a chuva de granizo na tarde desta terça-feira. As fotos foram enviadas pelo aplicativo Você na RPC.


O Corpo de Bombeiros registrou danos no telhado de apenas uma residência. Os bombeiros da cidade também foram chamados para retirar galhos de árvores derrubados pela força do vento e que caíram em muros de casas. Nenhum galho causou estragos. Não houve feridos.


O morador Daniel Sprada foi um dos que fotografou a grama cheia de pedras de gelo. "A chuva veio acompanhada de uma forte ventania e muitos raios", contou.


Em Pinhão, na mesma região, também teve chuva de granizo nesta tarde, nas seguintes localidades rurais: Bom Retiro, Faxinal dos Albinos e Zattarlândia. Elas ficam a cerca de 30 quilômetros da área urbana.



De acordo com o Corpo de Bombeiros, as pedras de gelo danificaram telhados. Não havia registro de pessoas feridas. Equipes dos bombeiros e da Defesa Civil Municipal fazem um levantamento do número de residências prejudicadas.


Reserva


A chuva causou estragos também em Reserva, nos Campos Gerais do Paraná. Os ventos fortes derrubaram parte da estrutura e torceram o telhado de zinco do pátio de veículos da prefeitura.


Conforme o Corpo de Bombeiros, o telhado caiu sobre algumas máquinas e ônibus que estavam no pátio. Uma casa também foi destelhada; os bombeiros precisaram entregar lonas. Não houve feridos.


Segundo a Secretaria de Educação de Reserva, o transporte dos alunos que moram na área rural será suspenso nesta quarta-feira (22) e deve ser retomado na quinta-feira (23), caso não haja novos estragos.


A Secretaria estima que, do total de 3.115 alunos da rede municipal, mais de 1.500 alunos, que são os que moram em áreas rurais, fiquem sem transporte nesta quarta.


Previsão de chuva


Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), durante esta terça-feira, há o deslocamento de uma frente fria pelo oceano, no Sul do País. Em diferentes níveis da atmosfera, observa-se também ingresso de calor e umidade desde o Norte do Brasil.


Ainda conforme o Simepar, nessas condições, aumentam os índices de instabilidade no Paraná, ou seja, a possibilidade de precipitações em todo o estado nesta tarde. Em pontos isolados, deve chover forte, com descargas atmosféricas associadas e rajadas de vento acima dos 60 km/h.


Fonte: https://goo.gl/yeV1v5


11 visualizações

O projeto Tempo de Aprender em Clima de Ensinar foi criado pela equipe do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LAMET/UENF), com o intuito de discutir com alunos e professores de escolas públicas as diferenças entre os conceitos de “tempo” e “clima” através de avaliações e estudos das características da atmosfera.

Criatividade Coletiva