RIO DE JANEIRO RECEBE 5º ENCONTRO ESTADUAL DE METEOROLOGIA



O evento acontece nos dias 23 e 24 de novembro, no Clube de Engenharia e pretende discutir o Estado da Arte das Previsões de Chuva no Brasil. É uma realização em parceria entre o Núcleo Regional do Rio de Janeiro da Sociedade Brasileira de Meteorologia (NRRJ-SBMET), a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA).


Estarão presentes hidrólogos e geólogos que irão falar sobre os tipos de dados e previsões que precisam para desempenharem suas funções nas áreas de planejamento energético, abastecimento de água, prevenção de deslizamentos, cheias e enchentes. Profissionais de Meteorologia também irão explicar como é o processo de gerar produtos que atendam a essas demandas de outros setores. Esses profissionais são os responsáveis pelo desenvolvimento de satélites e radares meteorológicos com modernos modelos numéricos.


O objetivo é juntar pesquisadores das áreas que estão envolvidas com a questão “chuva”. Também é uma matéria de interesse público, já que é necessário saber se a população está tendo acesso satisfatório aos dados divulgados pela previsão do tempo. Assim como conhecer se a Defesa Civil do estado está sabendo usar as informações e se os profissionais da Meteorologia estão as disponibilizando de forma correta e clara.


Serão realizadas palestras, mesas redondas e treinamentos entre os participantes.


O Clube de Engenharia fica na Av. Rio Branco, 124 - Centro, Rio de Janeiro - RJ.


Site do evento: (www.enmetrj2017.com)



29 visualizações0 comentário